Configurando conversor de Markdown no Apache


Markdown é uma linguagem de marcação que permite escrever texto de forma que seja fácil de ler e que permite que seja convertido em um formato XHTML (ou HTML) válido.

Um script python de conversão e exemplos podem ser encontrados em http://daringfireball.net/projects/markdown/

Este post ensinará como configurar seu servidor apache para fazer a conversão automática de textos no formato markdown e renderiza-los em html.

Fonte (http://projects.skurfer.com/Example.mdown)
Página do Projeto: https://github.com/skurfer/RenderMarkdown

Requisitos:

Primeiramente, baixe o código do projeto RenderMarkdown através do git

Se você não tem o git instalado entre na página do projeto e baixe o zip diretamente.

Depois descompacte no diretório raiz do apache e renomeie para markdown de maneira que você consiga acessar depois pela url http://localhost/markdown. No linux o diretório root do apache normalmente é o “/var/www”, no Windows “C:\Arquivos de programas\Apache Group\Apache\htdocs” mas pode variar dependendo da versão.

Se você não descompactar no diretório root do apache terá que criar um alias para que o mesmo funcione. Para criar o alias edite o arquivo de configuração do apache (pode ser httpd.conf ou apache2.conf ou algo como /sites-enabled/000-default dentro de /etc/apache2/, depende da configuração) e adicione a linha:

Reinicie o apache. Feito isso você deverá ser capaz de acessar a url http://localhost/markdown.

Agora é necessário baixar o código php do Markdown e do SmaryPants. Entre na página de projeto de cada um e baixe os arquivos markdown.php e smartypants.php para o mesmo diretório onde está o arquivo render.php do markdown.

O último passo é configurar o arquivo .htaccess. Este arquivo poderá estar na raiz do servidor ou no diretório onde você quer que a regra seja aplicada. Crie ou edite esse arquivo e adicione as linhas a seguir:

Salve e reinicie o apache.

Atenção, para que o apache leia o arquivo .htaccess verifique se no arquivo de configuração do apache o diretório onde está o markdown está setando com a propriedade AllowOverride para All. Exemplo:

Para testar crie um arquivo com alguma marcação markdown, salve no diretório do apache com a extensão md e acesse no seu browser.
Você pode também acessar esse arquivo diretamente http://localhost/markdown/README.markdown

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...