Como renomear o diretório ‘Área de Trabalho’ para ‘Desktop’ no Ubuntu 1


As versões mais recentes do Ubuntu passaram a utilizar o diretório padrão do desktop com o nome ‘Área de Trabalho’ dentro do diretório $HOME.

O problema é que esse nome, além de possuir um acento já na primeira letra possui espaços em branco o que dificulta as ações realizadas no terminal.

Renomear a pasta simplesmente não funciona pois o Ubuntu volta a cria-la no próxima início de sessão.

Temos duas soluções para resolver esse problema.

A primeira é criar um link simbólico com o nome ‘Desktop’ (ou qualquer outro na verdade) que aponte para a pasta original ‘Área de Trabalho’.

Para isso abra o terminal e dentro do seu diretório $HOME digite o comando.

Com essa solução a pasta “Área de Trabalho” continua existindo e passa a ter somente um atalho com o nome “Desktop” que a representa. Se a pasta “Área de Trabalho” for excluída, o link deixa de funcionar.

Uma solução mais inteligente é definir no ubuntu o diretório que é considerado o Desktop. Esse diretório pode ter qualquer nome e pode estar em qualquer caminho.

Para definir o diretório edite o arquivo ~/.config/user-dirs.dirs com o caminho definido na variável XDG_DESKTOP_DIR

Exemplo de conteúdo do arquivo

Reinicie a sessão e pronto, já estará funcionando. O antigo diretório “Área de Trabalho” continuará existindo mas poderá ser excluído (lembre-se apenas de mover os arquivos para dentro da nova pasta antes).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...