Criando ícones de atalho no painel lateral do Unity


Você que mudou para o Unity provavelmente deve estar passando um pouco de raiva pois muitas tarefas comuns como criar um atalho não são tão triviais como antigamente.

Escrevi algumas dicas nesse post que ajudam um pouco nessa migração de ambiente.

Quanto aos ícones de atalho, você deve ter percebido que para fixa-los na barra lateral basta executar o aplicativo e depois clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone escolhendo a opção ‘Bloquear’ no Lançador.

Atalho do Eclipse não funciona

No entanto isso não funciona para todas as aplicações. Se você fizer isso com o Eclipse por exemplo o atalho criado fica com o ícone de interrogação e ao ser acionado não funciona. 

Para contornamos essa situação criaremos o atalho utilizando o aplicativo gnome-desktop-item-edit

O gnome-desktop-item-edit não vem instalado por padrão por isso execute o comando abaixo para instala-lo:

Depois de instalar, execute o comando abaixo para criar um novo lançador:

A janela a seguir será apresentada:

criar-lancador

Preencha o nome, o comando (ou navegue até a aplicação), clique no ícone do lado esquerdo para escolher o ícone da aplicação e clique em OK.

Isso fará com que seja criado um atalho para o Eclipse. Aparentemente nada irá acontecer mas agora se você abrir o ‘Painel Inicial’ (tecla super) e digitar o nome da aplicação que você criou sua aplicação estará lá.

Lancador-Eclipse

Agora basta apenas arrastar o ícone para a barra lateral que o mesmo será fixado.

Removendo o lançador.

Para remover a aplicação do lançador basta apagar o arquivo de atalho que foi criado dentro do diretório ~/.local/share/applications/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...