Migrando do GNOME para o Unity – Dicas 1


O Unity é uma interface para o ambiente de trabalho do Ubuntu tal como o GNOME e KDE. Ele substituiu o GNOME como interface padrão a partir da versão 11.04 do Ubuntu. Na versão 11.10 ele passou a ser a única interface padrão.

Com o intuito de fazer um uso mais eficiente do espaço da tela, o Unity veio a modificar um pouco a forma de como estávamos acostumados a trabalhar. A barra de menus por exemplo foi mesclada em uma só e a medida que um programa está ativo (em foco), a barra assume o menu deste programa. Funcionalidade igual a do Os X do Mac.

Além disso a barra de tarefas e a barra superior do GNOME foram substituídas por uma barra lateral, o lançador.

Essas e outras funcionalidades fizeram com que muitos usuários voltassem atrás instalando novamente o GNOME. No entanto, se você quer tentar se acostumar com a nova interface, aqui vão algumas dicas que podem ajudar a minimizar um pouco essas diferenças. 

Fixando o lançador do Unity

Por padrão o lançador de programas fica oculto e aparece somente quando se passa o mouse sobre o lado esquerdo da tela. Para fixar o lançador clique no botão ‘Painel Inicial’, digite ‘Aparência’ e clique no ícone que aparecerá.

Abrindo Painel  de Configurações de Aparência do Unity

Abrindo Painel de Configurações de Aparência do Unity

Clique na aba Comportamento e desmarque a opção Ocultar automaticamente o Lançador.

Aba Comportamento do Painel  de Configurações de Aparência do Unity

Aba Comportamento do Painel de Configurações de Aparência do Unity

Colocando o Lançador do Unity na parte inferior da tela

http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/11/como-colocar-o-lancador-do-unity-na-parte-inferior-da-tela.html

Atalho de teclado para Mostrar Área de Trabalho

O atalho de teclado para mostrar a área de trabalho era Ctrl + Alt + D. No Unity, passou a ser Ctrl + Tecla Windows + D. A tecla Windows (não é esse o nome dela) é a que fica entre as teclas Ctrl e Alt, aquela com o desenho da bandeirinha na maioria dos teclados.

Adicionando o ícone de Mostrar Área de Trabalho ao Lançador

Se você estiver utilizando a versão 13.04 do Ubuntu basta abrir o painel de configurações de Aparência como mostrado acima. Clique na aba “Comportamento”. Nesta aba, você apenas precisa de ativar a opção “Adicionar ícone mostrar área de trabalho ao lançador”. Feito isso o ícone já irá aparecer na barra.

Para adicionar o ícone de ‘Mostrar Área de Trabalho’ nas versões anteriores do Ubuntu será preciso ativá-lo através do Gerenciador de configurações do CompizConfig. O Compiz não vem instalado por padrão e para poder instala-lo você poderá: utilizar a central de programas ou instalar via linha de comando pelo terminal.

Na Central de Programas basta pesquisar por compizconfig-settings-manager. Clique no botão instalar.

Pelo terminal, abra o mesmo e digite os comandos abaixo.

Após a instalação abra o Gerenciador de Configurações do CompizConfig. Para isso basta pesquisar por compiz no painel de busca do Unity.

Clique em ‘Ubuntu Unity Plugin‘.

Gerenciador de Configurações do CompizConfig

Gerenciador de Configurações do CompizConfig

Clique na aba Experimental e depois habilite a opção Show “Desktop Icon” in the launcher.

Pronto, o ícone aparecerá na barra do lançador.

Criando atalhos no lançador

Para fixar um atalho na barra lateral do lançador do Unity basta executar o aplicativo e o mesmo será exibido na barra. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone e escolha a opção Bloquear no Lançador.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...