O Unity é uma interface para o ambiente de trabalho do Ubuntu tal como o GNOME e KDE. Ele substituiu o GNOME como interface padrão a partir da versão 11.04 do Ubuntu. Na versão 11.10 ele passou a ser a única interface padrão.
Com o intuito de fazer um uso mais eficiente do espaço da tela, o Unity veio a modificar um pouco a forma de como estávamos acostumados a trabalhar. A barra de menus por exemplo foi mesclada em uma só e a medida que um programa está ativo (em foco), a barra assume o menu deste programa. Funcionalidade igual a do Os X do Mac.
Além disso a barra de tarefas e a barra superior do GNOME foram substituídas por uma barra lateral, o lançador.
Essas e outras funcionalidades fizeram com que muitos usuários voltassem atrás instalando novamente o GNOME. No entanto, se você quer tentar se acostumar com a nova interface, aqui vão algumas dicas que podem ajudar a minimizar um pouco essas diferenças.
Fixando o lançador do Unity
Por padrão o lançador de programas fica oculto e aparece somente quando se passa o mouse sobre o lado esquerdo da tela. Para fixar o lançador clique no botão ‘Painel Inicial’, digite ‘Aparência’ e clique no ícone que aparecerá.
Clique na aba Comportamento e desmarque a opção Ocultar automaticamente o Lançador.
Colocando o Lançador do Unity na parte inferior da tela
Atalho de teclado para Mostrar Área de Trabalho
O atalho de teclado para mostrar a área de trabalho era Ctrl + Alt + D. No Unity, passou a ser Ctrl + Tecla Windows + D. A tecla Windows (não é esse o nome dela) é a que fica entre as teclas Ctrl e Alt, aquela com o desenho da bandeirinha na maioria dos teclados.
Adicionando o ícone de Mostrar Área de Trabalho ao Lançador
Se você estiver utilizando a versão 13.04 do Ubuntu basta abrir o painel de configurações de Aparência como mostrado acima. Clique na aba “Comportamento”. Nesta aba, você apenas precisa de ativar a opção “Adicionar ícone mostrar área de trabalho ao lançador”. Feito isso o ícone já irá aparecer na barra.
Para adicionar o ícone de ‘Mostrar Área de Trabalho’ nas versões anteriores do Ubuntu será preciso ativá-lo através do Gerenciador de configurações do CompizConfig. O Compiz não vem instalado por padrão e para poder instala-lo você poderá: utilizar a central de programas ou instalar via linha de comando pelo terminal.
Na Central de Programas basta pesquisar por compizconfig-settings-manager. Clique no botão instalar.
Pelo terminal, abra o mesmo e digite os comandos abaixo.
sudo apt-get update sudo apt-get install compizconfig-settings-manager -y
Após a instalação abra o Gerenciador de Configurações do CompizConfig. Para isso basta pesquisar por compiz no painel de busca do Unity.
Clique em ‘Ubuntu Unity Plugin‘.
Clique na aba Experimental e depois habilite a opção Show “Desktop Icon” in the launcher.
Pronto, o ícone aparecerá na barra do lançador.
Criando atalhos no lançador
Para fixar um atalho na barra lateral do lançador do Unity basta executar o aplicativo e o mesmo será exibido na barra. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone e escolha a opção Bloquear no Lançador.